Karl Marx-Hof, o edifício residencial mais comprido do mundo


O maior edifício residencial do mundo, Karl Marx-Hof, está localizado no bairro de Heiligenstadt, no coração da capital austríaca de Viena. Construído entre 1927 e 1930 pelo urbanista Karl Ehn, o edifício colossal tem 1100 metros de comprimento e quatro paragens de ônibus e intercalados por vários túneis que tiveram que ser incorporados ao projeto para permitir a continuação das ruas da cidade e fluxo de tráfego. Foi
construído pelos sociais-democratas para proporcionar habitação para as milhares de famílias desabrigadas após a Primeira Guerra Mundial.

Karl Marx-Hof ocupa uma área de 156 mil metros quadrados e 1382 apartamentos que incluem muitas comodidades como creches, parques infantis, maternidades, consultórios de serviços de saúde, bibliotecas, lavanderias, centros de juventude, um posto de correios, uma farmácia e outras 25 lojas. Este foi o primeiro edifício em Viena a ter banheiro anexo com água corrente fria e varandas individuais. Até então, os projetos habitacionais públicos tinham apenas sanitários comuns e torneiras de água fria. As varandas foram consideradas um luxo aristocrático que os trabalhadores nunca tinham experimentado antes.
Hoje, passado mais de setenta anos, Karl Marx-Hof ainda abriga moradores da cidade, mas não é o mais procurado pela falta de conveniências modernas, como built-in máquinas de lavar e chuveiros. Os novos inquilinos são na sua maioria casais jovens. Cerca de um quarto da população da cidade vive em habitação pública, e a maioria tem que esperar até quatro anos antes de ser oferecido um lugar na cidade.

Comentários

Postar um comentário