Superkilen, um parque público e inovador com artefatos de 60 países


"Superkilen" é um parque público no bairro de Nørrebro na cidade de Copenhague, na Dinamarca. Projetado pelo grupo de artes Superflex em colaboração com o BIG - Bjarke Ingels Group e uma empresa de arquitetura paisagista alemã chamada Topotek1. Com uma área total de cerca de 30 mil metros quadrados, é composto por três áreas principais: a “praça vermelha”, toda pintada de vermelho, laranja e pink
é focada em recreação. No “mercado negro” há uma fonte de azulejos, churrasqueira e mesas para jogar xadrez. O “parque verde” é formado por grandes gramados equipados com mesas de piquenique e bancos para que as pessoas relaxem e entrem em contato com a natureza. O parque é cheio de objetos de todo o mundo, foi concebido como uma espécie de exposição mundial para os habitantes locais, cobrindo mais de 60 nacionalidades, que foram capazes de contribuir com suas próprias idéias e artefatos para o projeto.

Muitos dos objetos do parque foram especialmente importados ou copiados de projetos estrangeiros. Eles incluem oscilações do Iraque, bancos do Brasil, uma fonte de Marrocos e papeleiras da Inglaterra. Há sinais de néon de todo o mundo anunciando tudo de um hotel russo a um salão de beleza chinês. Até as tampas vêm de Zanzibar, Gdansk e Paris. Ao todo, são 108 plantas e artefatos que ilustram a diversidade étnica da população local. Superkilen foi inaugurado em 2012.

Fontes: Amusing Planet / Hypeness / Wikipédia. Fotos: BIG (Bjarke Ingels Group)

Comentários

Postar um comentário