Vilarejo dos Milagres: Uma comunidade onde metade da população é de criminosos sexuais


No fundo do condado de cana de açúcar do sul da Flórida, nos EUA, cerca de três quilômetros da cidade mais próxima, encontra-se o Miracle Village (Vilarejo dos Milagres, em tradução livre), uma comunidade com cerca de de 200 pessoas que vivem em pequenos bangalôs (tipo de casa de um só andar) limpos, com gramados bem cuidados, onde quase metade da população são condenados criminosos
sexuais, muitos deles recentemente libertados da prisão e ainda em liberdade condicional. Alguns dos criminosos sexuais são acusados de posse de pornografia infantil, ou de ter molestado seus próprios filhos. Há aqueles que foram para a prisão por exibicionismo. Um número de residentes foi condenado por ter tido relação sexual com namoradas menores de idade.

Ser um criminoso sexual é difícil no estado da Flórida. Ao contrário de outros criminosos, quando uma pessoa condenada por crimes sexuais sai da cadeia, seus problemas estão longe de terminar. De acordo com as leis locais da Flórida, tais pessoas são proibidas de viver num raio de mil metros de uma escola, um parque, ou mesmo um ponto de ônibus, porque as crianças poderiam se reunir lá. Mesmo quando os infratores encontram casas que atenda os requisitos para locação, os proprietários muitas vezes se recusam a alugar para eles. Como resultado, centenas de criminosos sexuais na Flórida vivem como sem-teto, vivendo debaixo de pontes ou no deserto.
A Vila Milagre foi criada para permitir que esses criminosos possam viver o mais humanamente possível, sem violar as rígidas leis do estado. Originalmente construído em 1960 para abrigar os trabalhadores de cana de açúcar, foi convertido em 2009 pelo falecido pastor Dick Witherow como refúgio para criminosos sexuais não-violentos.
O Vilarejo Milagre é uma comunidade auto-suficiente. Há controle da raiva e classes de estudo da bíblia, e muitos vão à igreja. Como condição para sua liberdade condicional, a maioria dos agressores sexuais assistem programas de tratamento psicológico. Algum dos criminosos ainda tem empregos em cidades locais.
Embora a Vila Milagre foi elogiada por muitos, também tem sido alvo de críticas, especialmente de moradores, muitos dos quais se amedrontam em ter tantos criminosos sexuais por perto. Uma vizinha, mãe de três filhos, fez as malas e se mudou com sua família. Outros não são incomodados. Edgar Walford, um aposentado que se mudou para a vila antes que os criminosos sexuais chegaram, encontrou a comunidade muito tranquila. "Eles são pessoas boas. Fiz muitos amigos", disse à BBC.
Por uma questão de fato, não houve um único crime sexual relatado em Vila Milagre desde que foi fundada.

Créditos de Fotos: Noah Rabinowitz - Fontes: BBC / Amusing Planet

Comentários