As rochas do parque de pilares de Krasnoyarsk, Rússia


A Reserva Natural Krasnoyarsk Stolby fica localizada na margem sul do rio Yenisei, na fronteira com a cidade de Krasnoyarsk, na Rússia. A principal atração do parque são suas colunas imponentes de pedra que têm formas curvas estranhas e atingem até 100 metros de altura. Estas rochas são principalmente de origem sedimentar e vulcânica, com idade a partir do período Cambriano, mais de 600 milhões de anos atrás, para o período de
carbono. Elas foram formadas quando o magma fundido penetrou a superfície a partir de uma profundidade de 500 a 1500 m em uma camada de peneplano (superfície totalmente aplainada pela erosão), onde se formou um sistema de fissuras que se propagam naturalmente ao longo de toda a camada. Intemperismo seletivo ao longo dessas rachaduras levou à formação de destacamentos prismáticos colchão-like, o que causou formas originais sobre os afloramentos rochosos.

O local foi descoberto em 1624 por Kozaks russos - os exploradores da Sibéria, onde construíram uma pequena fortaleza, no influxo do Rio Kacha no Yenisei. Eles se admiravam dos enormes blocos de pedra intricada forma crescentes em meio a uma densa floresta e deu-lhes o nome bíblico "Stolpy", reduzido posteriormente para o popular "Stolby", plural de "stolb", que significa "pilar" em russo. Desde então, o nome passou a ser usado para estas e quaisquer características rochosas semelhantes na Sibéria e no Extremo Oriente russo e foi aceito como um termo geológico.
Stolby é também um importante local de escalada em rocha. Muitos escaladores locais intencionalmente não utilizam qualquer equipamento de segurança, uma habilidade que os escaladores de Krasnoyarsk dominaram ao longo dos anos.

Comentários