Bibi Ka Maqbara: O outro Taj Mahal


Sabe que a Índia não tem um, mas dois Taj Mahals? De fato, há um monumento idêntico ao Taj que está em Aurangabad, em Maharashtra. É um mausoléu chamado Bibi Ka Maqbara (Túmulo da senhora), construído pelo príncipe Azam Shah, filho do sexto imperador mogol Aurangzeb, entre 1651 e 1661 DC, em memória de sua mãe, Dilras Banu Begum.
Bibi Ka Maqbara teve sua inspiração do famoso Taj Mahal de Agra construído por ninguém menos que o avô do príncipe Shah Azam, imperador Mughal Shah Jahan em memória de sua esposa Mumtaz Mahal. Azam Shah pretendia construir um monumento que iria rivalizar com o Taj Mahal. Infelizmente, ele não teve acesso ao tesouro de seu avô, bem como mão de obra qualificada que seu tesouro pudesse comprar, resultando em uma cópia pobre do último. Mesmo assim, Bibi Ka Maqbara é uma maravilha arquitetônica com intrincados desenhos, motivos esculpidos, impondo estrutura e paisagístico jardim Mughal-style. Devido à sua forte semelhança com o Taj Mahal é carinhosamente chamado de "Taj do Deccan".

Este não é Taj Mahal. É Bibi Ka Maqbara.
O mausoléu fica no centro de um gabinete espaçoso, com cerca de 458 metros por 275 metros, com lagos axiais, fontes e canais de água, muitos definidos por telas de pedra e alinhados com largas vias. O jardim é cercado por muros altos dentados e pavilhões abertos em três lados. O mausoléu foi construído sobre uma plataforma quadrada alta com quatro minaretes (torres de mesquita) em seus cantos, exatamente como o Taj Mahal, e abordado por um lance de degraus de três lados. A cúpula principal da cebola Maqbara é, no entanto, menor do que a cúpula do Taj e seus minaretes são mais curtos.

Enquanto o monumento de Agra é feita inteiramente de mármore branco puro, o mausoléu em Aurangabad é envolto com mármore somente até uma determina parte. Acima desta está coberta com uma fina camada de gesso polido para dar um acabamento de mármore-like. Apenas a cúpula cebola foi construída com mármore. As paredes do Maqbara também são um pouco escuro por contraste, o que dá ao mausoléu uma aparência mais maçante em comparação com o Taj. De acordo com registros, Bibi Ka Maqbara custou a Alam Shah 700.000 rupias para construir. Para efeito de comparação, o Taj Mahal foi construído a um custo de aproximadamente 32 milhões de rúpias na época. Este é provavelmente outra razão pela qual Bibi Ka Maqbara é muitas vezes chamado como o "Taj do homem pobre".

O túmulo de Dilras Banu Begum
Uma visão dos detalhes requintados na tela em mármore e teto no interior do recinto túmulo.
Vista do jardim de Bibi Ka Maqbara
Fontes: Wikipédia / Amusing Planet

Comentários