Ifrane, A Suíça de Marrocos


Se o nome de Marrocos lembra imagens de um lugar com estreitas, labirinto como ruas ladeadas por edifícios cor de terra velhos, você não está sozinho. Ifrane, no entanto, é diferente de qualquer outra cidade no Marrocos. Localizada a uma altitude de 5.460 pés acima do nível do mar na região do Médio Atlas, esta pequena cidade tem um monte alpino suíço. Com casas de telhados vermelhos puro, canteiros florescendo, parques
repletos de lagos e invernos nevados, esta notável cidade de estilo europeu é muitas vezes referida como "A Suíça de Marrocos". A vegetação luxuriante, florestas de cedro, e pastagens que ganham vida na primavera e no inverno, é um grande contraste com o clima quente e seco que o rodeia. Por causa de sua acessibilidade, Ifrane serve como campo de jogos de inverno para os berberes (conjunto de povos do Norte de África que falam línguas berberes), que se reúnem aqui para experimentar o inverno europeu.
Ifrane foi construída pelos franceses na década de 1930, durante a era protetorado pela sua administração. O que atraiu os franceses e agora marroquinos afluentes, é o clima fresco durante o verão. No inverno, as temperaturas costumam cair abaixo de zero e a montanha circundante fica coberta de neve. De fato, a menor temperatura já registrada na África estava em Ifrane em -24°C.

Situado no alto das montanhas, Ifrane era para ser uma "estação de montanha", um lugar onde as famílias coloniais poderiam passar os meses quentes de verão. O conceito de "estações de montanha" foram inicialmente desenvolvidos pelos britânicos na Índia, o exemplo mais conhecido dos quais é Shimla no Himalaia que serviram como sua capital de verão. Como eles foram destinados para famílias europeus expatriados, muitas vezes eles foram concebidos de forma a lembrar seus habitantes estrangeiros de suas terras distantes. O estilo arquitetônico e até mesmo árvores, plantas e flores foram importados do país de origem europeia.
Após a independência da França, os marroquinos se mudaram para a cidade. Eles ampliaram a cidade, construíram uma mesquita, um mercado público e outras comodidades foram adicionadas. Em 1995, uma universidade pública baseada American-currículo - a prestigiosa Universidade Al Akhawayn - foi aberto e Ifrane emergiu como o destino desejável para o turismo interno. Consequentemente, Ifrane continua a desenvolver tanto como um resort de verão e inverno. Chalés antigos no centro da cidade estão sendo demolidos e substituídos por complexos de condomínio, enquanto que os centros de férias e conjuntos habitacionais fechados estão surgindo na periferia. Muitos dos principais empregadores mantem complexos de apartamentos aqui para os seus trabalhadores em férias, e a população afluente vêm aqui em passeios de um dia para esquiar ou se divertir na neve.

Fontes: Wikipédia / Amusing Planet

Comentários