Os Moinhos de Kinderdijk, Holanda


A aldeia de Kinderdijk está localizado na Holanda, cerca de 15 km a leste de Rotterdam. Kinderdijk está situado em uma região chamada de Alblasserwaard que se encontra abaixo do nível do mar. Chamadas Polders ou pôlderes (porção de terrenos baixos, planos e alagáveis que são protegidos continuamente de alagamentos por meio de diques e dessecamento, visando à utilização na agricultura ou como moradia), estas
regiões são frequentemente terras recuperadas a partir de um corpo de água, como um lago ou pântano. Depois que a água é drenada para fora dos corpos de água, o nível do solo diminui ao longo do tempo e, eventualmente, todos os pôlderes afundam abaixo do nível da água circundante. Água em seguida entra no polder de baixa altitude através de pressão da água do lençol freático, ou precipitação, que tem de ser bombeado para fora regularmente ou drenado através da abertura de comportas na maré baixa. Em Kinderdijk, a maioria da água tem origem dos rios Lek e Noord, na confluência das quais a aldeia está localizada.

Para drenar o polder, um sistema de 19 moinhos de vento foi construído entre 1738 e 1740. Sua finalidade era bombear o excesso de água em um reservatório até que o nível do rio havia caído o suficiente para bombear a água de volta para rio Lek. Este grupo de moinhos representa a maior concentração de antigos moinhos de vento na Holanda, e hoje é um local turístico popular. Eles têm sido um Património Mundial da UNESCO desde 1997.
Embora os moinhos de vento foram substituídas pelas bombas de diesel mais eficientes, eles ainda são mantidas em condições de funcionamento, porque eles funcionam como moinhos de queda de retoma em caso de falha do equipamento moderno. Os moinhos foram usados pela última vez durante a Segunda Guerra Mundial, quando as bombas mecânicas não puderam ser mais usadas, devido à escassez de combustível.

Fontes: Wikipédia / Amusing Planet
Incrível, não? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook.

Comentários

  1. Bom dia Aldo.
    A gente quando encontra essas imponências fica imaginando qual a necessidade deles, mas se formos informando saberemos a utilidade destes moinhos e o quanto é util. E você nos apresentou os moinhos de kinderdijk na Holanda, simplesmente maravilhosos todos eles.
    Agradeço por partilhar e informar sobre estes moinhos e seu uso na agricultura.
    Desejando um excelente domingo junto à família.
    Abraços sempre.
    ClaraSol

    ResponderExcluir

Postar um comentário