Vulcão Mayon: O vulcão com o cone perfeito


Monte Mayon, também conhecido como o Vulcão Mayon é um vulcão ativo na ilha de Luzon, nas Filipinas, conhecido pela sua forma cônica quase simétrica. Mayon é considerado o cone mais perfeitamente formado do mundo devido a sua simetria, formado por camadas de lava e fluxos piroclásticos de erupções passadas e erosão.
O vulcão está localizado na fronteira convergente, onde a Placa do Mar das
Filipinas é conduzido sob o cinturão móvel filipino. A placa continental mais leve flutua por cima da placa oceânica, forçando-o para baixo no manto da Terra, e permitindo que o magma bem acima do da Terra interior. O magma sai por deficiências na crosta continental, uma das quais é o monte Mayon. Na verdade, Mayon é o vulcão mais ativo nas Filipinas tendo entrado em erupção por 49 vezes nos últimos 400 anos. Apesar disso, o vulcão tem conseguido manter a sua forma de cone perfeito, sem sofrer qualquer grande colapso.

Mayon vulcão é o principal marco da província de Albay subindo 2.462 metros acima do Golfo Albay com declives superiores muito íngremes média de 35-40 graus tampado por uma pequena cratera. Por causa de seu cone simétrico, a montanha foi declarada um parque nacional e uma paisagem protegida em 20 de julho de 1938, o primeiro no país.
Outra peculiaridade é que Mayon vulcão está geograficamente compartilhado por oito cidades e municípios que se encontram no ápice do cone, dividindo-se o cone como fatias de uma torta quando visto de cima.

Comentários