As Grutas de Longmen, China


Grutas de Longmen são uma série de templos budistas em cavernas esculpidas na rocha, nas margens do rio Yi, ao sul da cidade de Luoyang, na província de Henan, na China. Existe cerca de 100.000 estátuas de Buda esculpidas de penhascos de calcáreos duros. Estendendo-se por quilômetros ao longo de ambas as margens do rio, as cavernas são um dos melhores exemplos da arte budista chinesa.


A construção das Grutas de Longmen começou no ano de 493, durante o reinado do Imperador Xiaowen e continuou através de sucessivas seis dinastias, incluindo Tang e Song, para um período de mais de 400 anos. O período mais intenso de esculpir datam a partir do final do século 5 até meados do século oitavo. Cerca de um terço destas esculturas da caverna foram esculpidas durante a Dinastia Wei do Norte e dois terços durante a Dinastia Tang.
As Grutas de Longmen não têm valor apenas religioso, mas também histórico, pois retratam a sociedade da época, a sua política, economia e cultura, formando um grande museu de esculturas em pedra. As grutas foram declaradas Patrimonio Mundial pela UNESCO em 2000.

Fontes: Wikipédia / Amusing Planet

Comentários