Situada num magnífico teatro do início do século 20, El Ateneo Grand Splendid, em Buenos Aires, Argentina, é uma das maiores livrarias da América do Sul, e graças à visão dos arquitetos Peró e Torres Armengol, é hoje uma das mais belas livrarias no mundo.
O edifício originalmente abrigava o Teatro Grand Splendid na década de 1920 que realizou shows populares, incluindo performances pelos famosos cantores de tango Carlos Gardel e Ignacio Corsini. Mais tarde, ela foi transformada em uma sala de cinema e mostrou os primeiros filmes sonoros apresentados na Argentina. Após a última sessão em 1991, a má condição econômica forçou o teatro a ser encerrado. Foi marcado para demolição até que o Grupo Ilhsa, proprietário da editora El Ateneo entrou em cena. Eles compraram o prédio em 2000 e, posteriormente, renovaram e converteram em uma loja de livros e música. Rapidamente o local ganhou reconhecimento como uma das livrarias mais majestosas do mundo.
Como parte da reforma, os assentos do cinema foram removidos e substituídos por prateleiras de livros, mas a maioria dos detalhes arquitetônicos de interiores originais foram mantidos, incluindo os brilhantes tetos com afrescos pintados pelo artista italiano Nazareno Orlandi e cariátides esculpidas por Troiano Troiani. Ainda intactas são as varandas arredondadas elegantes, guarnições detalhadas, a iluminação do auditório e as cortinas de palco de pelúcia vermelho. Os camarotes equipados com cadeiras confortáveis permitem que os clientes possam relaxar com um livro antes da compra. Existe agora um café na parte de trás do que foi outrora o palco. Uma pianista toca ao vivo no palco durante as tardes e, graças a excelente acústica, pode ser ouvida em toda a loja.
Fonte: Amusing Planet
Comentários
Postar um comentário