Bioparc Valencia: O Jardim Zoológico Imersivo


O "Bioparc Valencia" é um pequeno jardim zoológico de 25 hectares, na cidade de Valência, Espanha, com uma grande coleção de animais africanos. Ao contrário dos zoológicos comuns onde os animais são trancados em jaulas, os animais do Bioparc Valencia parecem andar livremente no parque.
Mas não há necessidade de ter medo. O que é chamado de "imersivo", é um conceito de imersão dos visitantes no habitat dos animais e não vice-versa. Mas este não é outro zoológico chinês onde os visitantes são trancados em gaiolas na parte traseira de um caminhão, uma vez que faz o seu caminho através do parque. Em Bioparc Valencia, não há gaiolas, em vez disso, os visitantes são separados dos animais por rios, lagoas, riachos e pedras. Aqui as barreiras são praticamente invisíveis e os animais se sentem em casa.

Outro aspecto interessante do parque é que, ao contrário de outros zoológicos, onde espécies diferentes são mantidas segregadas do outro, os animais em Bioparc Valencia estão autorizados a conviver nas mesmas áreas, como fariam na selva. Assim, por exemplo, você vai ver os gorilas compartilhando seu espaço com macacos ou emas ou estar ao lado de zebras. As espécies que naturalmente e de forma pacífica residem juntas na natureza são colocadas juntas, enquanto outras espécies delicadas, como os lêmures, por exemplo, são livres para ficar face a face com os humanos, sem qualquer barreira. Outros obstáculos são simplesmente escondidos para dar aos visitantes a sensação de estar no meio selvagem.

Comentários