No século XV, durante a idade da pólvora, quando o canhão veio a dominar o campo de batalha, um novo estilo de fortificação evoluiu na Europa. Mais ou menos parecido com a forma de uma estrela, essas fortificações tinham muitos baluartes triangulares, projetados especificamente para cobrir uns aos outros e uma grande vala. A fim de neutralizar as bolas de canhão, muralhas defensivas foram feitas mais baixas e mais grossas e eram protegidas por bancos levemente inclinados de terra chamados glacis na frente de valas para que as paredes ficassem quase totalmente escondidas de fogo de artilharia horizontal. A nova fortificação se tornou tão popular que o projeto foi rapidamente adotado por outras nações, como a Índia e o Japão.
Fort Bourtange possui formato de estrela localizado na vila Bouyrtange, Groningen, Holanda. Foi construído em 1593 sob as ordens de William I de Orange, para controlar a estrada entre a Alemanha e a cidade de Groningen, que foi controlada pelos espanhóis durante a época da Guerra dos Oitenta Anos.Durante a Guerra dos Oitenta Anos, os espanhóis tiveram controle sobre Groningen e da estrada que dá para a Alemanha. William, o líder dos Páises Baixos, viu a necessidde de romper as comunicações entre Groningen e a Alemanha. Ele decidiu que seria ideal construir uma fortificação sobre a passagem Bourtange, que era a principal estrada que levava para a Alemanha. O forte foi concluído em 1593 desenhado em forma de uma estrela com uma rede de canais e lagos que foram utilizados como fossos. O seu núcleo era uma praça central, com ruas que levavam diretamente a vários redutos dentro do fosse de proteção. No ano de sua conclusão, as forças espanholas tentaram cercá-lo, mas o ataque terminou em fracasso.
O Forte Bourtange enfrentou mais uma batalha em 1672 contra um exército alemão de saqueadores. Após a captura de 28 cidade e vilas no norte da Holanda, eles exigiram que o Forte fosse entregue. Segundo a lenda, os alemães ofereceram ao governador do forte, o capitão Protts, 20.000 florins para se render. O capitão recusou dizendo que ele tinha um número igual de balas para seu inimigo. Os alemães atacaram mas a defesa confiável do forte mais uma vez repeliu com sucesso o ataque.
Eventualmente, em 1851 a cidade forte de Bourtange foi convertida em uma vila. Mais de 100 anos depois, em 1960, o governo local decidiu restaurar o antigo forte à sua aparência 1740-1750 e transformando em um museu histórico.Via
Comentários
Postar um comentário