"Saudação ao Sol" - A instalação de luz de energia solar da Croácia


Saudação ao Sol é uma instalação de arte permanente localizado na orla da vibrante cidade portuária medieval de Zadar, na Croácia. Criado pelo famoso arquiteto Nikola Basic, a instalação consiste de três centenas de placas de vidro em multi-camadas dispostas em círculo, envolvendo células solares que absorvem a luz solar durante o dia. Depois do sol, as placas de vidro produzem uma luz brilhante mostrando um espetáculo animado alimentado pela energia absorvida durante o dia. A energia solar absorvida pelos painéis solares é usada para alimentar não só a exposição da luz, mas também uma parte da orla marítima de Zadar por um terço do custo. Estima-se que a exibição gera cerca de 46.500 kWh de eletricidade por ano.
A instalação ocupa uma área de um círculo de 22 metros de diâmetro, rodeado por um anel de metal que leva os nomes gravados dos santos de Zadar, juntamente com a data de seus dias de festa, a declinação do Sol do norte ou a sul do Equador, e a altitude do meridiano do Sol, na data do dia do santo, tornando toda a instalação de um tipo de calendário.

Saudação ao Sol é acompanhada por uma outra instalação do mesmo artista chamado Sea Organ (Órgão do Mar), localizado na parte oeste do passeio, é um instrumento musical maciço composto por 35 tubos de diferentes comprimentos, diâmetros e inclinações que converte o ritmo das ondas em melodias incríveis.

Via

Comentários