A enorme escada rolante ao ar livre de Comuna 13 em Medellin


O bairro de Comuna 13, localizado na periferia de Medellin, a segunda maior cidade da Colômbia, é uma das camadas mais pobres da cidade. Durante o regime de Pablo Escobar, notório senhor da droga colombiano, muitos fugiram da cidade para as colinas causando superpopulação e crescimento insustentável levando a uma grande escassez de serviços municipais básicos como eletricidade, água, esgoto, segurança e transporte, que por sua vez conduziu uma baixa qualidade de vida para seus habitantes. Crime e guerra de gangues ganharam vantagem, e Comuna tornou-se conhecido como o bairro mais violento da cidade de Medellin.
Mas, ao longo da última década, a cidade tem trabalhado duro para se recuperar dos anos de violência, não só com iniciativas de aplicação da lei, mas fazendo uma série de investimentos públicos inovadores, destinados a integrar os moradores e comunidades de baixa renda da cidade com o seu centro comercial mais rico. Uma dessas iniciativas foi a construção de uma enorme escada rolante maciça.

Durante anos, os 12 mil moradores do bairro montanhoso de Comuna 13 costumava subir centenas de passos largos, o equivalente a 28 andares para ir do centro da cidade para suas casas. A árdua caminhada de 30 minutos já foi encurtada para um passeio de cinco minutos com um sistema de escada rolante urbana em 2011. A escada está dividida em seis etapas e ziguezagues, subindo em inclinação ascendente a uma altura de 384 metros. A escada rolante maciça foi construída a um custo de US$ 6,7 milhões, e dito ser a primeira escada rolante pública ao ar livre projetada para uso por moradores de uma área pobre.
"Esta escada rolante representa uma celebração para todos nós como uma cidade", disse o prefeito Salazar Jaramillo quando inaugurada oficialmente. "Este deve ser um símbolo da transformação da cidade e da paz para Comuna 13."
Inovações como a escada rolante estão transformando a cidade colombiana em uma vitrine para as principais ideias de planejamento urbano. Em 2012, Medellin era entre as 200 cidades mais inovadoras ao redor do mundo, incluindo Nova York e Tel Aviv, indicado para a cidade mais inovadora do ano, devido a um grande avanço no transporte público.

Fonte: Amusing Planet

Comentários