Os lagos de mar de areia de Ubari, Líbia


O mar de areia Ubari é uma vasta área de enormes dunas de areia na região de Fezzan, no sudoeste da Líbia. Mas há 200 mil anos atrás, esta era uma região úmida e fértil com muita chuva e rios fluindo. Estes rios alimentavam um grande lago, do tamanho da República Checa, chamado Lago Megafezzan. Durante períodos úmidos o lago atingiu um tamanho máximo de 120 mil quilômetros quadrados. Mudança climática causou a região, uma parte do Saara, a secar gradualmente acima e entre 3 e 5 mil anos atrás, o lago se evaporou no ar. Vestígios deste grande lago existem ainda hoje na forma de micro lagos espalhados entre as imponentes dunas como manchas molhadas no deserto. Atualmente, existem cerca de 20 lagos no mar de areia de Ubari - belos oásis de palmeiras que aparecem como anomalias no ambiente áspero deserto.
Lago Oum al-Maa 
Entre os lagos mais pitorescos estão Gaberoun e Umm al-Maa (a mãe de água). Localizado além das ruínas da antiga vila, Gaberoun é onde os turistas visitam principalmente. Há um acampamento turístico rudimentar na costa, incluindo um pátio aberto, cabanas para dormir e uma loja de souvenir. Há dois mais belos lagos - Umm al-H'isan (a mãe do cavalo), também escrito como Oum El Hassan, localizado ao norte de Gaberoun; e outro na Tarhouna, cerca de 11 km de Umm al-H'isan. Estes são, no entanto, raramente visitados pelos turistas.
Os lagos de Ubari são muito salgados, isto é devido ao fato de que estes lagos estão sendo continuamente evaporados e não tem rios para reabastecê-los (a Líbia não tem rios perenes que persistem durante todo o ano). Isso fez com que os minerais dissolvidos nas águas do lago ficassem mais concentrados. Alguns desses lagos são quase cinco vezes mais salgados do que a água do mar. Alguns tem uma tonalidade vermelho-sangue, pela presença de algas tolerantes ao sal.
Embora os lagos de Ubari não sejam exatamente rasos, que vão entre 7 e 32 metros de profundidade, eles estão correndo o risco de secarem. As águas nos aquíferos subterrâneos do Saara, que foram depositadas dezenas de milhares de anos atrás, em tempos muito mais úmidos, é limitada e isto já está em declínio graças ao aumento do uso de água do aquífero por uma crescente população humana. Cerca de três décadas atrás, o governo líbio empreendeu um ambicioso projeto chamado Grande Man-Made River, com o objetivo de tirar água de aquíferos sob a região de Fezzan através de tubulações subterrâneas para florescer o deserto. O projeto, se for bem sucedido, irá drenar esta enorme reserva de água doce em apenas 50 a 100 anos.
Lago Oum al-Maa - Crédito de foto: George Steinmetz
Lago Oum al-Maa 
Lago Oum al-Maa
Lago Oum al-Maa
Lago Mandara, Líbia
Lago Gaberoun
Lago Gaberoun
Fonte: Amusing Planet

Comentários