As casas Trulli de Alberobello


A pequena cidade de Alberobello, na província de Bari, na região sul de Puglia, na Itália, mostra alguns exemplos notáveis ​​de uma construção de argamassa menos tradicional chamada "Trulli". Essas cabanas de pedra seca são construídas a partir de lajes de calcário empilhados uns encima dos outros para formar telhados piramidais, abobadados ou cônicos. Apesar da falta de argamassa, a estrutura é surpreendentemente estável.

Essas casas foram construídas durante um período da história, quando a construção de moradias estáveis ​​eram altamente taxadas. Os habitantes da região tiveram então a idéia do Trulli - casas temporárias que podiam ser desmontadas a curto prazo, com a retirada da pedra-chave do topo, especialmente quando o inspetor fiscal estaria ao redor, fazendo uma casa passar por um depósito ou construção abandonada, e depois reconstruídas. Isso ocorreu por volta do ano de 1644 para impedir os inspetores fiscais enviados pelo rei de Nápoles. A construção Truli começou em meados do século 16 e continuou até o início do século 20.
Construção de novas Trulli declinou rapidamente a partir do século 19. Como o custo do trabalho começou a crescer no século XX, a enorme despesa de lidar com as centenas de toneladas necessárias para a construção de uma única casa tornou-se proibitiva.

Comentários