Laguna Colorada: A Lagoa Vermelha da Bolívia


Laguna Colorada, ou a Lagoa Vermelha, é um lago raso de sal localizado a uma altitude de 14.000 pés, situado na Reserva Nacional de fauna Andina - Eduardo Avaroano na Bolívia e perto da fronteira com o Chile. Pontilhado de ilhas brancas de depósitos de bórax maciças, o lago de sal de quase 15.000 hectares é de menos de três metros de profundidade, e é tingido de sangue vermelho devido a uma variedade de algas que prosperam na
água salgada. O plâncton rico do lago atrai um grande número de flamingos James ameaçados de extinção.
O altiplano tem muitas grandes lagoas também conhecidas por suas cores brilhantes, devido aos minerais em suas águas, por exemplo, Laguna Verde é conhecida por suas águas verde-esmeralda notáveis. Mas Laguna Colorada é a única grande lagoa vermelha na Reserva.


A maior parte da paisagem em torno de Laguna Colorada é rochas do deserto e depósitos de sal. A temperatura do ar é muitas vezes abaixo de zero ao amanhecer, mas esquenta durante os meses de verão. Um outro local famoso são as salinas de Salar De Uyuni (a maior planície de sal do mundo), que encontra-se não muito longe.
A Reserva em torno de Laguna Colorada é o lar de uma grande variedade de aves nativas e animais que surpreendentemente prosperam na paisagem hostil. Três das seis espécies de flamingos do mundo - chilenos, andinos e James flamingos - habitam os lagos de água doce e lagoas de água salgada da Reserva. A Reserva também fornece o habitat para mamíferos que incluem as pumas, raposas andinas e gatos, lhamas e alpacas, bem como répteis, anfíbios e peixes.

Comentários