A vila piscatória de Al Max, Alexandria


Al Max (também escrito El Max) é um dos bairros da cidade de Alexandria, no Egito, localizada no Departamento de Amriya distrito a oeste de Alexandria. Al Max é raramente visitado, no entanto, é um dos lugares mais bonitos do Egito.
Al Max é uma comunidade de pescadores centradas em torno do canal de água doce Mahmoudiyah, escavado em 1820 por ordem do vice-rei Mohamed Ali, a fim de trazer a água do Nilo para Alexandria e também ser um caminho para navios de carga. O canal Mahmudiya corre para o sul da cidade e, por uma série de bloqueios, entra no porto de Alexandria, o principal porto do Egito. O canal era usado para desempenhar um papel importante na navegação durante o século 19, permitindo que cargas de Alto, Médio e Baixo Egito pudessem ser trazidos para Alexandria.

Hoje, o Canal Mahmoudiyah é usado principalmente para a irrigação e para abaster Alexandria de água potável. Com o canal fechado para a navegação, uma comunidade de pescadores fixaram residência em torno dele. Pequenas casas abraça o fluxo de água e os barcos estão alinhados como uma imagem em um cartão. O cotidiano dos moradores giram em torno de processamento, armazenamento, transporte e venda de peixes. Com centenas de barcos que arremessam através do canal, Al Max se assemelha e tem sido chamada de "Veneza do Egito".
Nos últimos anos, a poluição causada por indústrias químicas e de petróleo na área, e a negligência do governo causaram um trágico saldo para a comunidade pesqueira. Al Max é uma das diversas áreas que foram afetadas pela poluição ambiental que tem atormentado o Egito nas últimas décadas.