Em Minnesota, Estados Unidos, um homem de 68 anos de idade, chamado Allen Zderad, cego à 10 anos, era capaz de ver sua esposa pela primeira vez depois de se tornar a 15ª pessoa no país a receber um implante de "olho biônico".
Allen começou a ter graves problemas de visão a cerca de 20 anos atrás, devido à uma retinite pigmentosa, uma doença degenerativa ocular que afeta a retina. Não há nenhum tratamento eficaz ou cura. Ele encerrou sua carreira profissional e acabou ficando efetivamente cego, incapaz de ver outra coisa senão uma luz muito brilhante.Através de um implante de olho biônico que envia sinais de onda de luz para o nervo óptico, contornando a retina danificada. Um minúsculo chip wafer-like foi incorporado em seu olho direito, fios presos e um procedimento cirúrgico em janeiro, em seguida, duas semanas depois, o resto do dispositivo protético definido nos vidros foi ativado.
Pela primeira vez em uma década, Zderad foi capaz de reconhecer as formas humanas e os contornos de objetos, aros, cadeiras e mesas, ele mesmo viu seu reflexo como uma silhueta em uma janela. A primeira indicação de que o dispositivo funcionou: ele pulou para fora para agarrar as mãos de sua esposa enquanto ela sentava-se à sua frente. O momento foi de lágrimas. Veja imagens no vídeo:
Fonte: Mayo Clinic News Network
Comentários
Postar um comentário