Pinturas afresco da cidade de Quebec


Nos últimos 15 anos, uma série de pinturas afresco (técnica de pintura em paredes ou tetos de gesso ou revestidas com argamassa, ainda frescas, e geralmente assumem a forma de mural), surgiram em toda a cidade de Quebec, tornando-se uma atração turística real e um importante componente do património urbano. Os murais, que retratam a história da cidade e seus habitantes, foram encomendados entre 1999 e 2008 para comemorar os 400 anos de existência da cidade. Embora as peças são bastante recentes, no entanto tornaram parte do património artístico e cultural da cidade.
O Mural dos quebequenses é uma realização da CitéCréation com 420 m² na esquina da rua Notre Dame, no distrito de Petit Champlain em Quebec . A realização do afresco, inaugurado em 17 de Outubro de 1999, foi supervisionado por especialistas como historiadores, geógrafos e outros. Ele restaura-se mais de 400 anos de história, descrevendo um número de figuras chaves, tais como Samuel de Champlain (o explorador francês e fundador do Quebec), Marie Guyart, Lord Dufferin e Félix Leclerc. Ele também possui um número de monumentos arquitetônicos dos mais notáveis da cidade, tais como casas históricas da Place Royale, as escadas que ligam a cidade superior e inferior, as paredes que cercam Old Quebec, e elementos culturais, tais como revestimento da cidade de braços, e Carnaval Bonhomme . Por fim, o mural celebra as diversas comunidades culturais que foram e são parte da vida na capital, ou seja, os ameríndios, os colonos franceses e britânicos, e os imigrantes irlandeses.


La Fresque du Petit-Champlain está localizado na rua do Petit-Champlain de 102, na ponta mais ocidental da baixa histórica da cidade. O mural, criado em 2001, retrata as grandes etapas da história do Cap Blanc, um bairro de classe operária porto em Quebec. O mural retrata a pesca e atividades de comércio do mar, a fascinante história por trás de alguns personagens famosos da cidade e um número de importantes eventos históricos, como um incêndio devastador em 1682, um ataque militar em 1759 e deslizamentos de terra em 18.


La Fresque de l'Hôtel-Dieu de Québec, cobre uma área de 420 metros quadrados, pintado sobre a parede exterior do Hôtel-Dieu de Québec, o hospital mais antigo da América do Norte. O mural mostra a evolução dos profissionais, técnicas e edifícios ao longo de mais de 400 anos de história. Foi inaugurado em 2003.

Via

Comentários